Pois bem, cá estamos nós com um novo desafio: iniciar algo novo, perseverar, passar noites em claro, desanimar, retomar o entusiasmo, continuar e chegar à meta estabelecida.
Com relação ao curso, espero poder me aprofundar mais nas questões relativas não somente à educação das séries iniciais, mas também relativas à infância. Giramos tanto em torno do tema educação, que muitas vezes o consideramos absoluto em si mesmo, e esquecemos de destacar o foco, ao meu ver, central: a infância ( ou se preferirem, as infâncias) e mais especificamente, as crianças, que sempre existiram, mas que só recentemente -se considerarmos o longo tempo da história de nossa civilização- passaram a ser consideradas em sua especificidade.
Então é isso: aprender e apreender a infância, as formas de construção de conhecimento, de aquisição da(s) linguagem(ns), das organizações do tempo e do(s) espaço(s) destas crianças, para podermos nos profissionalizar, qualificar o atendimento a estas crianças com necessidades cada vez mais diversificadas e contribuir para a ampliação de visões de mundo tanto de nossos alunos e de seus familiares, quanto a nossa mesma.
Simone Kohlrausch